Um dos principais motivos para o ressecamento da pele é a pouca ingestão de água. Quando isso ocorre, a água, insuficiente, não chega até à pele. Outro motivo é não conseguir manter a água na pele, perdendo-a para o meio externo. Isso ocorre com o envelhecimento da pele, através da diminuição do manto hidrolipídico.
Fatores ambientais, como o vento, o sol, frio intenso e, principalmente, o ar seco, favorecem a evaporação da água através da pele, diminuindo o seu grau de hidratação. O uso de sabonetes com alto grau de detergência (capacidade de retirar gordura) compromete as funções do manto hidrolipídico causando desidratação e ressecamento.
A pele ressecada se acumula em camadas, tornando sua aparência enrugada, áspera e sem brilho. Para evitar esse problema, é necessário tomar certos cuidados para prevenir e manter sua pele fortalecida e saudável.
Como tratar a pele ressecada?
Além de tomar muita água, evitar banhos quentes, usar sabonetes emolientes, óleos corporais e hidrantes, você deve usar a manteiga corporal.
As manteigas são mais densas, concentradas e mais “potentes” que os cremes e loções. Geram uma hidratação mais intensa e duradoura, ideal para peles secas e áreas ressecadas do corpo, como mãos e cotovelos. Proporciona emoliência e sedosidade à pele.
A manteiga corporal é composta por manteigas de plantas do Brasil, principalmente a manteiga de karité, cupuaçu, óleos e vitaminas que promovem hidratação profunda.
A manteiga de karité é rica em vitamina A e E, ácidos graxos essenciais e é um hidratante maravilhoso. É também um emoliente, que amacia e acalma a pele inflamada, reduz cicatrizes, manchas e suaviza as rugas e estrias.
fonte: Beleza e Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário