Para cumprir a rotina diária de escovar os dentes, tomar banho e se arrumar para sair de casa, o brasileiro utiliza pelo menos dez cosméticos. A escolha dos produtos é geralmente guiada pela sugestão de amigos, orientação de parentes, anúncios publicitários ou confiança na marca. O que realmente importa ganha pouca atenção: as informações do rótulo.
Segundo estudos recentes, os cosméticos que contém conservantes do tipo Parabenos podem trazer riscos aos utilizadores, inclusive podem causar câncer de mama. Na dúvida, especialistas recomendam utilizar produtos que possuem conservantes naturais.
Segundo estudos recentes, os cosméticos que contém conservantes do tipo Parabenos podem trazer riscos aos utilizadores, inclusive podem causar câncer de mama. Na dúvida, especialistas recomendam utilizar produtos que possuem conservantes naturais.
Conforme o estudo publicado no Journal of Applied Toxicology, os conservantes Parabenos apresentam propriedades estrogênicas, ou seja, comportam-se como se fossem o estrogênio, uma hormona feminina. A notícia publicada no jornal americano despertou interesse dos consumidores e dos cientistas de todo o mundo, obrigando os fabricantes a repensarem urgentemente as formulações e a investir massivamente em pesquisas. Isso é alarmante, pois há uma enorme utilização de cosméticos contendo Parabenos por gestantes, lactantes, crianças e pacientes sob tratamentos diversos como o câncer, reposições hormonais e terapias crônicas.
Hoje, o mercado possui conservantes naturais ou mais modernos que, até ao momento, demonstraram segurança, permitindo aos investigadores o desenvolvimento de formulações mais seguras.
O mesmo jornal publicou que o uso de parabenos em produtos cosméticos destinados à aplicação na área axilar (como desodorantes, por exemplo) deve ser reavaliado, pois estudos recentes levantaram a hipótese de que o uso continuado nessa região pode estar associado ao aumento da incidência de câncer de mama, o que foi confirmado em teste realizado recentemente.
Os parabenos podem ser identificados nas formulações dos cosméticos e desodorizantes com diversas nomenclaturas: Parabens, Methylparaben, Ethylparaben, Propylparaben e Butylparaben.
O mesmo acontece em farmácias de Manipulação. Hoje em dia algumas já se preocupam com o não uso de Parabenos em suas formulações. O consumidor deve ficar sempre atento e questionar a farmácia sobre o uso destes conservantes nos produtos manipulados.
É importante lembrar também que os principais factores de risco para o câncer de mama são: genética, obesidade, alimentação inadequada, tabagismo e faixa etária elevada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário