Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Pele iluminada é tendência de beleza para o verão 2013

Esqueça a pele mate. Na próxima estação, a tendência é brilhar. Durante a edição de verão 2013 do São Paulo Fashion Week, o iluminador foi um dos destaques nos backstages dos desfiles.

O clima tropical do Brasil tem como característica um verão muito quente em quase todas as regiões. Pensando nesse critério a tendência de beleza da pele iluminada não aparece por um acaso, pois manter a pele sem brilho vinte e quatro horas por dia no verão brasileiro é quase impossível.


Confira algumas dicas dos maquiadores para ter uma pele iluminada sem deixá-la com aspecto oleoso. Saiba também como usar o iluminador a favor do seu rosto para valorizar partes específicas.


Tipos de iluminador

Existem diversos tipos de iluminadores no mercado dos cosméticos. Portanto, é preciso ter cuidado para escolher qual é o mais adequado para o seu tipo de pele, o clima e ocasião em que ele será utilizado.

1 – Iluminador em bastão

O iluminador em formato de bastão é o de mais fácil aplicação. Sua textura é um pouco cremosa e promete deixar um efeito mais duradouro. Além da fixação, o iluminador em bastão facilita muito a aplicação, pois ele permite que você utilize-o direto no rosto, ou passe nos dedos para aplicar e realçar partes específicas do rosto.

2 – Iluminador em Pó

O iluminador em pó é o mais fácil de ser encontrado, porém pode ter um efeito mais sutil. O segredo é aplicá-lo da maneira correta. O iluminador em pó pode ser utilizado com um pincel mais grosso, como o de blush para iluminar o rosto por inteiro ou com os dedos para valorizar partes específicas do rosto.

3 – Iluminador liquido

O iluminador liquido é o de melhor absorção e com o maior efeito de duração. Ele funciona como um corretivo, ou seja, você aplica nas áreas desejadas e a pele absorve o produto. Algumas marcas vêm com um pincel próprio que facilita na hora da aplicação. Se o seu produto vier em formato de tubinho de pasta de dente, o dedo é o melhor instrumento para a aplicação.

Efeitos do iluminador na maquiagem

Algumas mulheres ainda não sabem exatamente qual é o efeito do iluminador. Porém vale a pena lembrar que além de dar um aspecto de pele mais jovem e saudável, o iluminador também ajuda a disfarçar as partes que não favorecem muito o seu rosto e a realçar as suas maiores qualidades.

Aplicar iluminador nas têmporas faciais em formato de “C” ajuda a rejuvenescer e deixar a pele com um ar mais saudável. Assim como, uma camada fina de iluminador na ponta do nariz ajuda a afiná-lo. A aplicação varia de acordo com as suas necessidades e vale a pena lembrar também que o iluminador tem que ser aplicado aos poucos para não deixar a pele com aspecto oleoso.

Cores e tons ideais para sua pele

Todos os produtos de beleza que utilizamos tem a coloração ideal para cada tipo de pele. Assim como é importante testar a cor do seu corretivo, base e pó diretamente na sua pele, com o iluminador não é diferente.Dentre as diferentes tonalidades de iluminadores é preciso saber qual a função de cada um e qual é o efeito que você deseja obter.

Os iluminadores mais puxados para os tons de branco e prata servem para pessoas de pele mais clara. Também é indicado para iluminar os cantos internos dos olhos e o osso abaixo da sobrancelha. Já os tons mais puxados para o dourado são indicados para pele morena e negra. Existem também os iluminadores próprios para cada área do rosto, somente testando diretamente na pele para saber qual se encaixa melhor ao seu tom de pele.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

O que é Cosméticos in Foco?

É um projeto do Farmacêutico e Pós-Graduado em Cosmetologia Mateus Mendonça que traz através de um blog as principais notícias, estudos, lançamentos e tendências relacionadas á cosméticos.

O Cosméticos in Foco é um trabalho sério e dedicado á pessoas interessadas neste assunto. Vou compartilhar conteúdo á nível nacional e internacional. Espero que comentem, curtem e sigam pois só assim para eu ter um feedback e melhorar a cada dia, a cada novo post.

Fica aqui o meu agradecimento á todos vocês. Obrigado!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Maquiagem perfeita começa com um bom primer

O mercado cosmético foi invadido pelo tão comentado primer para maquiagem ou produtos “pré-maquiagem”. Mas afinal, o que são esses produtos e o que eles oferecem?

uso do primer O uso do primer na maquiagem

Estes produtos prometem controlar a oleosidade, disfarçar os poros dilatados, fixar a maquiagem além de formar um filme invisível que diminui as pequenas imperfeições da pele. Para entendermos melhor, imagine que nossa pele é uma parede cheia de buracos, e para tampar esses buracos da parece precisamos aplicar uma massa corrida. O primer faz mais ou menos esse papel. A superfície da pele fica mais uniforme e fina, pronta para receber a cobertura de corretivo, base e pó.

É importante lembrar que devemos sempre limpar, tonificar e hidratar a pele antes da maquiagem e somente após esse procedimento é que entra o prime. A pele fica perfeita e a maquiagem dura mais com o uso destes produtos, que deverão ser aplicados após a hidratação e antes da maquiagem. Para quem não quer ou não gosta de usar maquiagem, vale também a pena usar o prime para que contribua com um aspecto saudável de uma pele com poros reduzidos, além do efeito mate.

Há várias versões deste produto no mercado, geralmente ele se apresenta como um creme fino, leve e arenoso. Aplique-o somente na zona T (testa, nariz e queixo), onde a pele produz mais oleosidade. Lembre-se que, no decorrer do dia você deverá reaplicar o pó facial para controle do brilho. Para dias de calor intenso ou para peles oleosas, esse procedimento deverá ser repetido a cada 3 horas, em média. Já os primes em pó são geralmente de cor branca e também deverão ser aplicados antes da maquiagem ou após a aplicação do pó. Os primes em pó geralmente controlam o brilho da pele com mais eficácia que os produtos em creme.

Há também os primers para uso específico como, por exemplo, os primes para sombras que são ideais para quem tem essa região mais oleosa. Os primes para sombras deverão ser utilizados antes delas, pois prometem maior durabilidade e cores vivas. Os primes para lábios, além de prometerem maior fixação do batom, hidrata também e diminui as linhas ou vincos ao redor da boca.

Lembre-se sempre de retirar toda a maquiagem ao final do dia, hidratar bem a pele e curtir a vida, fazendo tudo aquilo que você tem vontade!

Boa sorte!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Luteína protege a pele contra a luz visível

Estudos já comprovaram que a luz emitida por computadores, televisores e lâmpadas fluorescentes pode causar manchas na pele, assim como os raios ultravioleta (UVA e UVB). Mas, o que pouca gente sabe é que a luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - pode proporcionar um efeito fotoprotetor contra todas essas radiações, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da pele. 

Os benefícios desse ativo para a cútis começaram a ser valorizados há cerca de cinco anos quando a revista científica americana Skin Pharmacology and Physiology divulgou um estudo que apontou a luteína como uma poderosa arma antioxidante contra o fotoenvelhecimento cutâneo, causado pela ação dos radicais livres que são formados pela exposição excessiva à radiação e capazes de provocar alterações no DNA das células, principalmente dos melanócitos (células de pigmentação) e dos fibroblastos (células responsáveis pela produção de colágeno).

“Essa substância reduz os efeitos dos radicais livres produzidos pela luz visível, como a emitida pela TV e pela tela do computador. Isso ajuda a evitar o surgimento e a  piora das manchas na pele, além de aumentar o espectro (proteção UVA e UVB) do protetor solar”, explica Jardis Volpe, dermatologista especializado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com atualização em Laser pela Harvard Medical School (EUA).

Produtos à base luteína

Pouco conhecida do grande público, a luteína é um carotenoide, ou seja, um pigmento natural encontrado em verduras, como o espinafre, o brócolis e a couve-flor, em algumas frutas, como a laranja e o kiwi, além de estar presente também no milho e na gema do ovo. Mas, não adianta aumentar o consumo destes alimentos, porque o efeito rejuvenescedor da substância só é assegurado quando ela serve de matéria-prima para produtos cientificamente desenvolvidos, como os dermocosméticos, por exemplo.

Como as pesquisas sobre a ação da luteína na pele ainda são recentes, os produtos de beleza que têm a substância como principal ativo estão começando a ganhar espaço no mercado. “A luteína está presente em alguns cremes dermocosméticos importados. No Brasil, temos a opção de manipulação do princípio ativo para o uso oral sozinho ou em combinação com polivitamínicos”, informa Alexandre Y. Okubo, dermatologista da Clínica Prime, de São Paulo, e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O cosmético também auxilia a modificação do processo de fotoenvelhecimento, impedindo os danos à molécula de DNA e reconstituindo as membranas celulares danificadas pelos radicais livres. O produto pode ser encontrado nas farmácias e distribuidores da marca em todo o País, em embalagens com 30 cápsulas gelatinosas.

“Os resultados do clareamento das manchas podem ser vistos a partir de 60 dias de uso. Mas o consumo contínuo dos cosméticos à base de luteína é importante para a prevenção”, alerta Jardis.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Cosméticos na Gravidez

É verdade que a gravidez conspira a favor da beleza (os cabelos, por exemplo, ficam lindos e brilhantes), mas também traz problemas que exigem cuidados específicos. Tudo em função dos hormônios que entram em cena e causam reações que variam para cada grávida. Algumas mulheres ficam com a pele sensível, seca e sujeita a alergias. Para outras, oleosa e propensa a acne. A microcirculação sanguínea também aumenta, favorecendo a absorção dos ativos. Sem falar na sensibilidade aguçada para cheiros, que pode tornar insuportável até mesmo aquele perfume predileto.

Na lista de restrições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estão três substâncias: cânfora, ureia acima de 3% e chumbo, figurinhas carimbadas em creme para pernas e pés, hidratantes corporais e coloração, respectivamente.

Os especialistas engrossam a lista do trio proibido pela Anvisa com outros ativos que também podem ser nocivos para mãe e bebê. Os ácidos, encontrados em produtos clareadores, antiacne e anti-idade, são alguns dos que estão na mira. "O ideal é que o retinoico, por exemplo, seja suspenso três meses antes de a mulher engravidar ou assim que ela descobrir que vai ser mãe, para prevenir malformações", afirma o obstetra Márcio Coslovsky, do Rio de Janeiro, especialista em reprodução humana.

Também devem ir para o fundo do armário os cremes clareadores de pele à base de hidroquinona. Procure a informação na caixa ou entre os ingredientes do rótulo. Faça o mesmo em relação aos produtos que usa para tratar manchas, oleosidade, acne, celulite e gordura localizada. Se tiverem derivados da vitamina A, caso da tretinoína, do adapaleno e da isotretinoína, melhor deixar de lado. Não há estudos conclusivos sobre a segurança desses ativos - e não é agora que você vai arriscar, não é mesmo? "Aconselho descartar ainda os filtros solares com metoxicinamato. Esse elemento pode chegar à circulação e atravessar a placenta", afirma a dermatologista Valéria Marcondes, de São Paulo. No lugar dele, a médica recomenda protetor formulado com óxido de zinco.

Arrumando o nécessaire

GUARDE 
• Cremes anti-idade ou clareador com hidroquinona, ácido retinoico ou glicólico acima de 10% 
• Cremes para gordura localizada 
• Anticelulite 
• Coloração 
• Filtro solar químico 
• Hidratantes com ureia acima de 3% 
• Cremes com cânfora para pés e pernas 
• Antiacne com ácido salicílico ou derivados da vitamina A 
• Cosméticos e maquiagens com parabeno 
• Nutracêuticos

COMPRE 
• Filtro solar físico. 
• Hidratante facial sem ácido. 
• Hidratante corporal com manteiga de karité, glicerina ou óleo de amêndoa. 
• Óleo corporal de amêndoas. 
• Creme antiestrias para gestantes. 
• Perfume e desodorante sem álcool.